Serviço de Psicologia Aplicada- SPA / Niterói

De 2ª feira à 5ª feira: de 09 h às 20 h

E-mail: spa.ips@id.uff.br

Localização

Campus do Gragoatá - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco N, 5º andar - CEP 24.210-201, Niterói, Rio de Janeiro-RJ (Brasil)

Mapa de Acesso

Pesquisar no Google Maps

Psicofármacos e Drogas de Abuso

O curso de extensão Psicofármacos e drogas de abuso pretende oferecer ao psicólogo e ao estudante de psicologia (a partir do sétimo período) maior familiaridade com a psicofarmacologia e se propõe a abordar noções sobre os mecanismos de ação, indicações, efeitos terapêuticos e colaterais dos principais fármacos utilizados no tratamento dos transtornos mentais. Propõe-se também a abordar os mecanismos de ação e efeitos no corpo humano das drogas de abuso (lícitas e ilícitas), incluindo os conceitos de intoxicação, uso abusivo, dependência e síndrome de abstinência.

O curso é 100% presencial, com 11 encontros às segundas-feiras de 16h a 18h.

A próxima edição deverá ocorrer no segundo semestre de 2023, com início previsto das inscrições para 25/08/2023, através do site www.proex.uff.br/inscricao.

Coordenação: Daniela Cunha – psiquiatra do SPA-IPS

Arte e Psicanálise: o jogo no processo criativo e conexões com a clínica

O curso propõe trazer ao debate as conexões entre Arte e Psicanálise através de conceitos envolvidos no processo criativo em referência ao inconsciente e possíveis implicações na clínica e nos dispositivos de oficinas. Como campo de pesquisa, o curso pretende fundamentar e precisar conceitos relacionados à psicanálise, através do processo criativo, a partir de interrogações trazidas ao campo da psicanálise pela arte, buscando contribuir para a formação dos alunos e para o aprimoramento dos profissionais de psicologia.

Será realizado no período de 18/09/2023 a 30/10/2023 nas segundas-feiras das 12h às 14h.

Inscrições: 04/09/2023 a 18/09/2023 ou até o preenchimento das 30 vagas. Serão realizadas na página da Proex em link a ser posteriormente divulgado.

Coordenação: Cássia Fontes Bahia – psicóloga do SPA-IPS

E-mail para informações: arteepsicanalise.uff@gmail.com

Público-Alvo: O curso é destinado a estudantes e profissionais de Psicologia.

OBS: A carga horária do curso será de 14 horas e poderá ser contabilizada como horas de Atividades Complementares (AC)